EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DEPOIS DE UM ANO CHEGA AO FIM INTERVENÇÃO EM COOPERATIVA DE GARIMPEIROS DE SERRA PELADA

Terminou no sábado, 11 de outubro, a intervenção na Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Durante 12 meses  Marcos Alexandre Moraes Mendes, o interventor nomeado pela justiça tentou fazer o trabalho para o qual foi designado pela justiça de Curionópolis: tentar sanear a Coomigasp e trazer uma luz aos mais de 30 mil garimpeiros associados.

Como observador do que acontece em Serra Pelada, posso afirmar que não se teve notícia, durante a gestão que agora se encerra, de nenhuma maracutaia, falcatrua ou má-gestão dos recursos da Coomigasp, conforme se observava nas gestões anteriores à intervenção.
O sofrido garimpeiro de Serra Pelada, infelizmente, vai continuar sofrendo, já que não se conseguiu uma solução amigável em relação a Colossus e, consequentemente, o tão sonhado início da produção mineral em Serra Pelada ainda vai aguardar novas ações para acontecer.
 
Parabéns ao interventor e sua equipe pelo brilhante trabalho. Saiba que todos os garimpeiros associados têm o conhecimento de que nesses últimos doze meses muito mais foi feito pela classe garimpeira de Serra Pelada do que nos últimos doze anos.
Em nota divulgada no “Blog da Intervenção”, Marcos Alexandre Moraes Mendes fez um balanço desses doze meses a frente da Cooperativa. Confira o que disse o interventor:
 
“Neste momento em que encerra a intervenção judicial na Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP venho agradecer o apoio de todos aqueles que lutaram junto comigo para transformar a cooperativa.
 
Foram doze meses de muito trabalho, tendo como objetivo central fazer valer os direitos de toda a classe garimpeira que viveu ou ainda vive em Serra Pelada. Pensando em tudo que vocês viveram e sofreram na vida, propus a mim mesmo desenvolver um trabalho sério, honesto e comprometido para melhorar da qualidade de vida daqueles que são os verdadeiros donos da Serra Pelada e que tanto já sofreram com mandos e desmandos impensados ao longo de quase quatro décadas, assim como seus familiares.
 
Esse período que estive à frente da intervenção aprendi muito. Fui escolhido para o cargo pela minha formação administrativa e de gestão, mas fui muito além disso. Conheci histórias, dificuldades pessoais de muitos garimpeiros, aprendi muitas lições de vida que trouxe para o meu dia a dia. Sempre que possível, atendia pessoalmente quem vinha atrás de informações sobre os processos da COOMIGASP. Enfim, foi um momento de aprendizado tanto para a nossa administração, como para os garimpeiros, pois tenho a certeza de que tudo que foi conquistado nestes doze meses de intervenção teve a contribuição da classe garimpeira também.
 
Quando assumi a intervenção, assumi também o compromisso de cumprir os Termos de Ajustamento de Conduta determinados pelo Ministério Público Estadual. E assim fiz. Um a um foram sendo cumpridos até finalmente chegarmos à eleição da nova diretora, que hoje, às 16h, na Câmara de Vereadores de Curionópolis, assume seu lugar de direito com a chancela de ter sido eleita no processo mais transparente de toda a história da COOMIGASP.
 
Nesses últimos dias da intervenção me dediquei a repassar todo o andamento do novo modelo de gestão da COOMIGASP aos novos diretores do Conselho Administrativo e Fiscal, que hoje assumem oficialmente, em mais um ato transparente da intervenção.
Aliás, todas as nossas atividades foram realizadas às claras, com prestação de contas à sociedade através do Blog da Intervenção e em relatórios mensais entregues ao Ministério Público Estadual e ao juiz da Comarca de Curionópolis.
 
Mais uma vez agradeço o apoio dos colaboradores, na certeza do dever cumprido! E encerro este agradecimento lembrando que vou publicar logo em seguida um relatório com as atividades desenvolvidas pela intervenção neste período à frente da COOMIGASP. Me despeço deste compromisso com a transparência de sempre.
Um grande abraço a toda a família Serra Pelada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário