EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SESPA CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE FEBRE CHIKUNGUNYA NO PARÁ

Fonte: ORMNews
 
Doença é transmitida por picada de mosquito igual ao da dengue

Um homem é o primeiro paciente diagnosticado com a febre de chikungunya no Pará. Ele foi infectado na Guiana Francesa e chegou a Belém com os sintomas da doença. O paciente deu entrada em um posto de saúde do bairro do Marco. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (25) pela Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública). O homem passa bem e se recupera em casa. No Pará, o Instituto Evandro Chagas realiza o diagnóstico da doença.
Em nota, a Sespa disse que o registro ‘trata-se de um caso importado e isolado, trazido por uma pessoa que estava visitando a capital paraense’ e que o mesmo foi notificado por uma equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesma (Secretaria Municipal de Saúde de Belém). Ainda segundo a nota, os demais municípios do Estado já foram orientados a comunicar qualquer ocorrência da doença.
A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África, segundo o Ministério da Saúde. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá, local de onde veio o paciente infectado em Belém.
Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre acabe. A doença é tratada com analgésicos e antitérmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário