Após o pagamento dos idosos e contribuintes com
alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, as restituições
são pagas em ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda – desde
que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.
O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre
a Renda da Pessoa Física contempla também restituições de 2013
(ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011 (ano-calendário
2010), 2010 (ano-calendário 2009), 2009 (ano-calendário 2008) e 2008
(ano-calendário 2007). Os montantes de restituição para cada exercício
referentes ao Pará, e a respectiva Taxa Selic aplicada, podem ser
acompanhados na tabela abaixo:
Lote de Restituição Multiexercício do IRPF – JUL/14 – 2ª RF
Ano do Exercício
|
Nº Contribuintes
|
Valor (R$)
|
Correção pela Selic
|
2014
|
39.414
|
59.565.283,46
|
3,64% – 05/14 a 08/14
|
2013
|
542
|
1.155.416,33
|
12,54% – 05/13 a 08/14
|
2012
|
135
|
756.019,13
|
19,79% – 05/11 a 08/14
|
2011
|
71
|
205.828,41
|
30,54% – 05/11 a 08/14
|
2010
|
37
|
23.185,61
|
40,69% – 05/10 a 08/14
|
2009
|
14
|
13.692,52
|
49,15% – 05/09 a 08/14
|
2008
|
1
|
71,97
|
61,22% – 05/08 a 08/14
|
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br),
ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita,
serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há
inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta
hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a
autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
As consultas também podem ser feitas por meio de
tablets e smartphones. Para tanto, basta baixar o aplicativo na página
da Receita Federal. A restituição ficará disponível no banco durante um
ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá
requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico –
Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço
Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte
poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a
Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais),
0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial
exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em
conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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