EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 16 de abril de 2014

MINISTÉRIO RECONHECE ESTADO DE EMERGÊNCIA EM ITAITUBA

A última maior enchente foi registrada no município em 1979, quando o rio Tapajós alcançou a marca de 11,5 acima do nível crítico.

O município de Itaituba, no oeste do Estado, registra a maior enchente em trinta e cinco anos. A Prefeitura decretou Estado de Emergência e encaminhou a documentação para o Ministério da Integração Nacional, que já fez a homologação da situação crítica. Com isso, o município poderá receber recursos federais para reparar os danos provocados pela enchente. Os meses de janeiro, fevereiro e março foram de muita chuva em Itaituba. Em consequência, pelo menos dezesseis pontos críticos foram identificados pela defesa civil. Bairros inteiros foram alagados, e as famílias afetadas tiveram que sair de casa por causa da invasão das águas, que provocaram muitos prejuízos. No bairro de São José, que ficam na margem do rio Tapajós, três casas foram destruídas e arrastadas pela correnteza.

Em 1979, o rio Tapajós alcançou a marca de 11,5 metros em frente à cidade, 2,3 metros acima do nível considerado crítico. Neste ano, o rio Tapajós alcançou mais de 10 metros de profundidade. Mais de duzentas famílias foram atingidas, entre desabrigadas e desalojadas. Parte delas recebeu apoio de parentes e amigos. O restante foi encaminhado para os abrigos improvisados pela Prefeitura. Mesmo com pouca estrutura, a Defesa Civil Municipal (Comdec) teve que agir para dar assistência aos atingidos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Santiago Filho, mesmo com as chuvas caindo com menos intensidade, o perigo ainda existe. Pelo menos cento e setenta famílias ainda são orientadas a permanecerem em alerta. Vinte e cinco continuam abrigadas pela Prefeitura, somando mais de oitenta pessoas. O coordenador da Defesa Civil destaca que os maiores problemas ocorrem por causa da resistência das famílias em saírem das áreas de risco.

Para decretar Estado de Emergência, é obrigatório que seja encaminhada uma extensa documentação para o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional da Proteção e Defesa Civil, que já reconheceu as dificuldades enfrentadas para reparar os danos provocados pela enchente. Agora, o município já está habilitado a receber recursos federais para implementar as estratégias criadas para atender às famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário