EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 18 de março de 2014

CAMPUS DA UEPA DE SANTARÉM FORMA TURMA DE ESPECIALISTAS EM MEDICINA

Já estão em andamento as Residências Médicas em Cirurgia Geral, Medicina da Família e Ortopedia e Traumatologia.

Na última quinta-feira, 13, uma solenidade realizada no auditório do Campus XII da Uepa, em Santarém, município do oeste do Pará, marcou a formatura dos novos especialistas. A cerimônia, que reforçou mais uma vez o processo de interiorização do curso de medicina, promovido pelo Governo do Pará, como parte de um conjunto de medidas estratégicas na Saúde para garantir, adiante, um maior número de médicos no interior, contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Antônio Quaresma e de representantes das coordenações das Comissões de Residência Médica.

Na ocasião, Juarez Quaresma comentou os avanços na área e anunciou novidades. “Segunda-feira iniciará uma nova turma, com cinco novas residências e teremos o lançamento de mais um edital de residência médica, com quatro novas especialidades para o oeste paraense. O nosso plano é avançar cada vez mais”, enfatizou o reitor, que também aproveitou sua passagem por Santarém para reunir com a classe acadêmica da área da Saúde e debater melhorias para o Campus.

Já estão em andamento, em Santarém, as Residências Médicas em Cirurgia Geral (4 vagas), Medicina da Família (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (2 vagas). A partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Videolaparoscópica (2 vagas), Anestesiologia (2 vagas) e Cancerologia Clínica (2 vagas).

Entre os concluintes o clima era comemoração por mais etapa cumprida em suas carreiras. O momento foi marcado pelo discurso emocionado da jovem médica chilena Jéssica Toledo, que falou sobre o significado da conquista. Ela fez questão de discursar em português, conteve a emoção por várias vezes e recordou momentos que também foram compartilhados com os convidados em um vídeo de despedida do curso de residência. “Me perguntaram a pouco: qual a experiência mais linda que você leva? E eu respondi que são tantas, foram tantos amigos, desde o pessoal da limpeza até os mestres professores, pacientes. Eu ganhei muito em amizades, amor. Aprendi muito da vida e o verdadeiro sentido em ser médica, ser uma cirurgiã. Eu acho que a Saúde em Santarém é muito mais do que as pessoas pensam e vale muito a pena fazer residência aqui”, declarou Jéssica. 

O vice coordenador da Comissão de Residência Médica, Marcos Fraga Fortes, falou da importância do curso. “Pra gente o significado é muito forte, porque embora tivéssemos muitos desafios, nós conseguimos fazer uma interiorização adequada de ensino, possibilitando a essas pessoas partir para qualquer outro tipo de subespecialização. E eles estão mais que capacitados para ocupar um lugar dentro da sua cidade em qualquer região”, enfatizou o médico, que também é tutor da residência no Hospital Municipal de Santarém (HMS) e no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Para Hebert Moreschi, diretor do Regional, o momento foi histórico, justamente pela importância que tem a descentralização da formação de médicos no atual cenário nacional, sobretudo na Amazônia. “Além do curso de medicina, hoje já contamos com a residência médica em diversas especialidades. Ficamos honrados de fazer parte disso. Temos profissionais excelentes e comprometidos que atuam como coordenadores e preceptores das residências. Isso foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade. Temos a certeza de que os especialistas formados aqui terão um papel importante para a mudança no cenário desafiador em nossa região”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário