EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 9 de março de 2014

AGENTES DE SAÚDE ATENDEM DESABRIGADOS PELAS CHEIAS EM MARABÁ

Profissionais percorrem áreas de risco onde estão famílias atingidas pela cheia dos rios Itacaiúnas e Tocantins.

Desde a terça-feira,04, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, destacou equipes de agentes de endemias para visitar famílias desabrigadas pela cheia dos rios Tocantins/Itacaiúnas. O objetivo da ação é orientá-las acerca de procedimentos que podem evitar doenças comuns desta época.

De acordo coordenadora dos Agentes de Endemias, Cícera Márcia Braz, o trabalho consiste de palestras sobre o acondicionamento do lixo e acerca de doenças do meio hídrico, como as diarreias, além da dengue. “Se não houver lixo e nem água para o mosquito se reproduzir a dengue não prolifera”.

Os agentes de endemias também estiveram em ação na área do Geladinho, levando orientação sobre a dengue e fazendo coleta de material para análise. O resultado deverá ser divulgado na próxima semana. E, segundo Márcia, naquele distrito, não foram registradas ocorrências de pessoas acometidas por dengue, neste período. De conformidade com a coordenadora dos Agentes de Endemias, a população está mais consciente, por isso há menos casos de dengue.

Até agora, informações da Vigilância Epidemiológica dão conta que a dengue segue controlada em Marabá, com número de notificações (90) bem inferior aos três últimos anos, no mesmo bimestre. Há oito confirmações da doença em laboratório. E, para confirmar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, aguarda-se mais um levantamento do índice rápido, para embasar a intensificação de campanha nos locais de maior infestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário