EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL CHEGA A PEQUENAS PROPRIEDADES DE PARAGOMINAS

 
Ação faz parte de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado em entre Prefeitura e o Ideflor.

O município de Paragominas inicia este mês, as atividades de preparo de área para a implantação de projetos de recuperação ambiental em propriedades de agricultura familiar. A ação faz parte de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado em setembro do ano passado, entre Prefeitura de Paragominas e Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor).

O acordo tem como objetivo preparar área para a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAF’s e faz parte do Projeto Pará Florestal, apoiado pelas instituições Embrapa/PA, Emater/PA, Secretaria de Estado de Agricultura, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP) e entidades locais.

Segundo o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, a parceria com o governo do estado, por meio do Ideflor é fundamental para o sucesso das ações, já que se pretende estimular a inserção da agricultura familiar na economia florestal de base sustentável. “Através do reflorestamento de áreas alteradas, acreditamos que poderemos inserir esse pequeno agricultor na ‘economia verde’. Além disso, diminuiremos o passivo ambiental e é mais uma oportunidade de geração de renda, já que a área reflorestada terá valor econômico”, afirma Tocantins.

Inicialmente, o projeto abrange apenas duas comunidades – Comunidade Nazaré e São Sebastião, mas será ampliado a outras áreas do município, caso haja interesse dos pequenos agricultores de outras áreas. Ao todo, estão sendo beneficiadas 30 famílias/comunidades. “Já realizamos reuniões de sensibilização e mobilização junto às duas localidades; selecionamos as famílias, por meio de visita técnica aos lotes; fizemos oficinas e a capacitação em Sistemas Agroflorestais”, conta o coordenador.

A expectativa, segundo a Semagri de Paragominas, é que sejam instalados este ano, dois viveiros de produção de mudas nas comunidades, capacitação em “Técnicas de Produção de Mudas”, preparo mecanizado de área, o plantio dos Sistemas Agroflorestais, tudo isso com o monitoramento e avaliação feita pela própria secretaria e Ideflor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário