EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MARABÁ INICIA CADASTRAMENTO DE FAMÍLIAS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

Está previsto para o próximo dia 10 de março, o início do cadastro para os residenciais Jardim do Éden, com 968 casas e Magalhães, com 3000 moradias.

As famílias com o perfil exigido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que tenham interesse em ser contempladas com casas populares em Marabá começam a ser cadastradas este mês. Está previsto para o próximo dia 10 de março, o início do cadastro para os residenciais Jardim do Éden, com 968 casas e Magalhães, com 3000 moradias.

O cadastramento é a etapa de responsabilidade da SEASP – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que ainda conclui com a Caixa Econômica Federal a ocupação de outros dois condomínios do programa social.

A secretária de Assistência Social, Bia Cardoso Salame, observa, no entanto, que só iniciará o cadastramento após se certificar de as construtoras responsáveis pelos novos condomínios adaptaram 3% das residências para deficientes, conforme determina a legislação. Isso corresponde a aproximadamente 30 casas no Jardim do Éden, localizado em Morada Nova; e a 90 moradias no Residencial Magalhães, construído no bairro São Félix.

As famílias já contempladas e os futuros moradores devem ficar cientes das responsabilidades por cada situação após recebimento do imóvel. As únicas responsabilidades da SEASP são mobilizar, cadastrar as famílias e entregar os cadastros ao agente financeiro, que pode ser o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal; no caso de um primeiro contemplado não ocupar o imóvel, dentro do prazo legal, a residência será entregue a outra pessoa do cadastro de reserva.

Capinação, desentupimento de bueiros e coleta de lixo são responsabilidades da Secretaria Municipal de Obras. Rachaduras em paredes, piso e outros inerentes à construção devem ser comunicados à construtora do empreendimento. Eventuais problemas referentes ao fornecimento de água e luz devem ser notificados à Cosanpa e CELPA. Em alguns casos de falta de água a Secretaria de Obras poderá ser acionada. Lembra também Bia Cardoso, que casas ainda vazias nos residências Tocantins, localizado em São Félix; e no Tiradentes, situado no Km 10 da BR 222, são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que está tomando as providências.

Em relação à contrapartida da Prefeitura de Marabá naqueles empreendimentos, Bia Cardoso afirma que está restrita à cessão dos terrenos. É importante observar que, os terrenos dos três primeiros residenciais (Tocantins, Tiradentes e Magalhães) eram áreas alagadiças, que necessitam de boa estrutura de base, caso contrário parte das moradias está sujeita a rachaduras e até mesmo o asfalto das ruas pode sofrer desagaste mais rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário