EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PARAGOMINAS RECEBE CURSO DE GESTÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE


Especialização oferece 60 vagas e visa mudar o modelo de Atenção Primária para atender as necessidades da população.

Profissionais de saúde de Paragominas e de mais 22 municípios paraenses assistiram a primeira aula do Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária em Saúde, ministrada na última sexta-feira, 26, no Teatro Reinaldo Castanheira, do Espaço Cultural do município. O curso é ofertado pelo Campus VI, da Uepa de Paragominas com o objetivo de formar gestores de saúde e organizar a Rede da Atenção Primária à Saúde da Região Metropolitana III, que abrange os 22 municípios.

A aula inaugural foi ministrada pelo consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Conass, Eugênio Vilaça Mendes, que com o tema “Rede de Atenção à Saúde” fez uma análise da saúde no Brasil e abordou assuntos relacionados às doenças crônicas que mais afetam a população nos últimos anos. O consultor ressaltou a importância do comprometimento dos profissionais de saúde para o bom funcionamento da rede. “Com a dedicação dos trabalhadores de saúde é possível melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Primária. São esses atores que ajudarão os gestores a mudar o cenário da Atenção Primária de seus municípios”, destacou.

A Especialização oferece 60 vagas a trabalhadores da saúde de nível superior, efetivos das Secretarias de Saúde dos municípios da Região de Saúde Metropolitana III, que atuam na Atenção Primária e Vigilância à Saúde. Segundo Helio Franco, o curso é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária do SUS do Pará, pois garante a preparação necessária dos profissionais da área de saúde para que o serviço funcione de maneira eficaz.

O curso será financiado com recursos da Educação Permanente em Saúde da Sespa, de acordo com os critérios metodológicos selecionados pelo Conass. Seu objetivo geral é desenvolver ações e estratégias para aprimorar e promover melhorias no âmbito da Atenção Primária, de forma a responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada às principais necessidades de saúde das populações, integrando ações preventivas e curativas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, além de representantes da reitoria da Uepa, diretores e coordenadores da Sespa.




2 comentários:

  1. Confeso que tenho inveja de Paragominas pois emquanto paragominas recebe so noticias boas nos aqui de Ulianopolis, temos que ver essa barbaridades , da familha Rezende é so suburno roubo e assacinatos que vergonha para nosso povo!!

    ResponderExcluir
  2. O GILBERTO COORDENADOR DA SAÚDE, ESTÁ PARTICIPANDO,CLARO ELE SERÁ O SUBSTITUTO DA ATUAL, CELIA ARAUJO..ESSA EU QUERO VER HIHIHI

    ResponderExcluir