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SANTARÉM QUER TRECHO DE MIRITITUBA EM
PROPOSTA DE CONCESSÃO
Processo para a conclusão da
pavimentação da BR 163 começou a evoluir, com previsão de término no final do
presente ano.
Evandro Corrêa- Oeste do Pará
Especial para O Liberal
O município
de Santarém defende a inclusão do trecho da Rodovia BR 163, que vai do distrito
de Miritituba, no Município de Itaituba, até o Porto de Santarém, na proposta
de concessão rodoviária à iniciativa privada. Por isso uma comitiva, formada
pela Prefeitura de Santarém ,Câmara Municipal de Santarém, Setor Produtivo e
entidades da sociedade civil, participou ontem, em Brasília, de uma audiência pública que tratou sobre a proposta
de concessão, que inicialmente prevê a exploração à iniciativa privada do
trecho compreendido entre Sinop-MT ao distrito de Miritituba.
No ofício
encaminhado recentemente ao diretor geral da Agência Nacional de Transportes
Terrestres, Jorge Luiz Macedo Bastos, o prefeito Alexandre Von reafirma que
desde a construção da BR 163, a pavimentação tem integrado diversos planos de
desenvolvimento do Governo Federal, sem que fosse alcançado o êxito esperado.
Com o lançamento do Plano BR 163 Sustentável, em 2006, o processo para a
conclusão da sua pavimentação começou a evoluir, com previsão de término no
final do presente ano.
De acordo
com a Prefeitura, paralelamente à pavimentação da Rodovia, o Governo Federal
tem investido pesadamente na melhoria da infraestrutura viária e portuária para
fazer do Porto de Santarém uma peça-chave para o cumprimento de sua previsão de
passar a exportar 40 milhões de toneladas de grãos pelos portos da Região
Norte, até o ano de 2019. Para a Prefeitura, essa rota alternativa de
exportação trará inúmeros benefícios aos produtores e transportadores, pois
poderá diminuir o custo do frete em até 40 dólares por tonelada, além de
contribuir para desafogar os já super congestionados portos de Santos e
Paranaguá.
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