EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 28 de março de 2016

AGENTE PENITENCIÁRIO É PRESO DEPOIS DE RECEBER DINHEIRO PARA AUTORIZAR ENTRADA DE UMA MENOR NA CADEIA DE AMERICANO



O coordenador de segurança Emerson Luis das Neves, que confessou ter recebido dinheiro para permitir a entrada de uma garota de 14 anos no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém, será exonerado do cargo. Ele foi preso e responderá por corrupção passiva, de acordo com informações divulgadas em coletiva nesta segunda-feira (28). A exoneração deve ser divulgada na terça-feira (29), no Diário Oficial.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o coordenador de segurança do CRPP II facilitou a entrada da garota mediante suborno. O flagrante ocorreu no domingo (27), quando a menina, que estava saindo do local após visita íntima, apresentou documento falso, alegando ser maior de idade.

A Susipe afirma que já investigava a conduta de Emerson. O servidor trabalhava no local há 11 anos. Segundo Adriana Magno,  delegada da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), o coordenador sabia que a identidade apresentada pela jovem era falsa. A polícia investiga a participação de outros agentes penitenciários no caso.
Emerson foi encaminhado para o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan) e está à disposição da Justiça.

Redes sociais

 Segundo a PC, em depoimento, a jovem afirmou que conheceu o detento, com quem manteve relações sexuais, pelas redes sociais. Ela teria pagado R$100 para o coordenador de segurança do presídio, que autorizou sua entrada no local.
A polícia investiga se ela já havia entrado na penitenciária outras vezes, e se outros detentos participaram do abuso sexual.
Ela foi encaminhada para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), em Belém, onde foi registrado o ato infracional por uso de documentação falsa e em seguida foi levada para a Santa Casa de Misericórdia para exames.
A jovem foi entregue à família e será acompanhada pelo Pro Paz, um programa que assiste crianças e adolescentes em situação de risco. A polícia também investiga se a mãe da menina sabia que a filha tinha ido ao presídio. Em depoimento, a mãe da adolescente negou que soubese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário