EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

FISCAIS APREENDEM MADEIRA SEM DOCUMENTAÇÃO EM DOM ELISEU



Mais de 100 metros cúbicos de madeira em tora foram apreendidos na segunda-feira (1º) durante operação de fiscalização de mercadorias em trânsito, realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) no sudeste do Pará. A operação é realizada na Rodovia BR-222 e em seus ramais, entre os municípios de Dom Eliseu e Marabá, até a próxima sexta-feira (5). A carga, transportada em dois caminhões, não tinha documento fiscal e nem a Guia Florestal, para atestar a procedência e autorização para extração de madeira.

 

Os fiscais apreenderam 110 m3 de madeira de várias espécies e lavraram o Termo de Apreensão, no valor de R$ 4.905,00. As toras foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondon do Pará. A operação, coordenada pela Diretoria de Fiscalização, com a participação das unidades de Carajás, Itinga, Mercadorias em Trânsito de Belém e Regional de Marabá, visa coibir a passagem irregular de produtos entre o Pará e o Maranhão.

 

“Naquela área houve a abertura de ramais que permitem escoar mercadorias entre o Pará e o Maranhão. Então, a Secretaria intensificou o controle, principalmente sobre os produtos de madeira e gado”, informou Célio Cal Monteiro, diretor de Fiscalização da Sefa. Ele informou ainda que na operação está sendo testado um modem tipo “Bgan”, que permite aos auditores acessar o sistema da Secretaria em todos os ramais para consultar documentos fiscais. “Isso facilita o trabalho da fiscalização. O projeto-piloto está avaliando a qualidade do equipamento e a pertinência de adquiri-lo para uso no Fisco”, acrescentou.

 

De acordo com Humberto Barros, coordenador da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Belém, essa tecnologia possibilita conectividade em locais de difícil acesso, permitindo o trabalho online para confirmação de informações durante as ações fiscais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário