EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

TOMÉ AÇU : SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO É PRESO ACUSADO DE EMPREGAR FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

Resultado de imagem para PREFEITURA DE tOMÈ AÇU

O secretário municipal de educação do município de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, foi preso na última quarta-feira (24), suspeito de empregar funcionários fantasmas na prefeitura do município. Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira, a prisão ocorreu durante a operação “Dirceu”.

O preso foi transferido para uma casa penal na região metropolitana de Belém.
A prisão foi cumprida por policiais civis da Delegacia de Repressão a Defraudações Públicas (DRDP). Segundo o delegado Carlos Eduardo Vieira, as investigações apontaram que o suspeito havia adquirido um carro e, como pagamento de parte do automóvel, teria forjado a contratação de dois parentes da pessoa que fez a venda do carro.

Os nomes constavam na lista de contratados da prefeitura de Tomé-Açu nos meses de março e maio deste ano. Foi descoberto também que a esposa do vendedor do veículo e ex-servidor da prefeitura nunca havia trabalhado em qualquer atividade remunerada.

"O vendedor do carro era contratado da prefeitura. Para pagar o valor de entrada do carro vendido ao secretário (R$ 25 mil), este teria forjado a contratação da esposa e do irmão do vendedor na folha de pagamento da prefeitura. Na verdade, esses dois (irmão e esposa) nunca trabalharam na prefeitura", detalha o delegado.

Ainda durante as investigações, foi constatado que o irmão do vendedor chegou a receber seguro-desemprego entre janeiro e maio deste ano. As funções para as quais as pessoas foram falsamente contratadas eram de auxiliar de serviços gerais, com vencimentos acima de R$ 5 mil nos contracheques.

Além do veículo que foi objeto de negociação, foram apreendidas documentações referentes aos servidores da prefeitura, cartões de contas salário de terceiros, listagem de servidores fantasma e a quantia de 15 mil reais em espécie, cuja origem o suspeito não soube informar.

O delegado e a promotoria do município representaram pela prisão preventiva e pela busca e apreensão domiciliar contra o secretário. Na época dos crimes, o suspeito desempenhava a função de secretário de administração municipal e, em junho, assumiu a Secretaria de Educação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário