EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 2 de agosto de 2015

IBAMA LIBERA LICENÇA DO LINHÃO DE PARAUAPEBAS

Empreendimento visa otimizar a transmissão da energia elétrica que será gerada pela Usina de Belo Monte

 
O Ibama emitiu na semana passada a Licença referente à Linha de Transmissão 500 kV Xingu – Parauapebas (C1 e C2), Parauapebas – Miracema (C1 e C2), Parauapebas – Itacaiúnas e subestações associadas. Com uma extensão total linear de 964 km e construtiva de 1823 km passando por 22 municípios, 11 no Pará e 11 no Tocantins, o empreendimento tem como objetivo principal a transmissão da energia elétrica que será gerada pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, a qual tem previsão de início de operação no ano de 2016.

O investimento previsto para a construção e a montagem das linhas de transmissão e as subestações associadas alcançará o montante total de R$1.045.600.306,00 (um bilhão, quarenta e cinco milhões, seiscentos mil, trezentos e seis reais) e R$ 307.814.577,52 (trezentos e sete milhões, oitocentos e quatorze mil, quinhentos e setenta e sete reais e cinquenta e dois centavos) respectivamente. Está prevista a geração de mais de 6.400 empregos diretos e indiretos na região no período de implantação.

O reforço de 500 kV na alimentação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que este empreendimento representa, possibilitará exportação de energia do Norte para o Nordeste e o Sudeste de até 7.400 MW. A implantação deste empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O processo de licenciamento foi conduzido pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Tocantins com a colaboração de analistas ambientais do Pará, do Amapá e do Distrito Federal. Na análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento, avaliaram-se as alternativas de localização do traçado e, baseado em fatores como interferência em terras indígenas (TI), unidade de conservação (UC), assentamentos humanos, áreas de preservação permanente, áreas de potencial ocorrência de cavernas, rodovias e projetos de mineração, o Ibama optou por aquela alternativa locacional que representava menor impacto socioambiental, priorizando-se o posicionamento traçado em áreas antropizadas. Apesar de se tratar de um empreendimento localizado na região da Amazônia Legal, a área de influência direta da linha de transmissão não afetará UCs, TIs e comunidades quilombolas.

Além disso, foi aprovado o destino dos valores de compensação ambiental para a Reserva Biológica do Tapirapé e para o Parque Estadual do Lageado. Com a finalidade de expor aos interessados as características do empreendimento e do EIA apresentado, foram realizadas audiências públicas nos municípios de Novo Repartimento-PA, Curionópolis-PA, Arapoema-TO e Miracema-TO. Devido ao bom trabalho de mobilização social realizado, as audiências contaram com uma significativa participação popular de 1.595 pessoas, as quais puderam dirimir dúvidas, fazer críticas e propor alternativas a respeito do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário