EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

JUSTIÇA MANDA POLÍCIA RETIRAR INDIOS E LIBERAR ACESSO A BELO MONTE

 
A Justiça Estadual do Pará, através do Juiz de Direito Titular da Comarca de Altamira, Dr. Luiz Trindade Júnior, assinou hoje (11) uma liminar que determina a desocupação do Travessão do Km 27 que dá acesso ao Sítio Pimental, um dos canteiros de obra da Usina de Belo Monte. A Ordem Judicial foi encaminhada à FUNAI – Fundação Nacional do Índio para que interceda junto aos líderes do protesto e consiga a liberação da estrada bloqueada há 3 dias. A determinação também já foi encaminhada ao comando da Policia Militar para que a mesmo acompanhe o Oficial de Justiça e faça cumprir o que determina a ordem judicial. Caso os manifestantes não desocupem a estrada será aplicada uma multa de R$ 20 mil por dia podendo chegar até o limite de R$ 300 mil. Uma equipe da Funai de Altamira já se dirigiu para o local onde se concentram as manifestações para tentar negociar com os indígenas a liberação da estrada. 
Entenda o caso
O bloqueio na vicinal que dá acesso ao Sítio Pimental, um dos canteiros de obra da Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, aconteceu na madrugada da última segunda-feira (09/02). Durante a manifestação, os índios chegaram a impedir a entrada dos operários e até mesmo fazer reféns alguns funcionários, que foram liberados duas horas após negociação. Os índios cobram melhorias para as aldeias através do cumprimento de ações condicionantes de responsabilidade do empreendedor de Belo Monte.
Já a empresa Norte Energia, em nota oficial à imprensa, repudiou o protesto dos indígenas e afirmou que está cumprindo integralmente o Plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI) da UHE  Belo Monte. 

Um comentário:

  1. Viva os indio eles podem tudo, até para o brasil. Temos que tomar a consciência que ações como esta é que ajudam nossas tarifas de energia chegam ao preço que chegaram. Esses fdp não tem nada pra fazer a não ser encher o saco e atrapalhar quem trabalha, tudo apoiado por outra corja que mora nos inferno da pedra lá nos estrangeiro mandando aqui. Da 2 litro de chachaça pra eles um pacote de fumo maratá, que tudo ta resolvido. Ja passou da hora dos governantes assumirem o comando do País, dos Estados, dos Munioucípios e colocar a maquina pra andar. Essas intervenções ja estão comçando a prejudicar. Nos Estados Unidos ja está faltando comida, largaram as lavouras em nome do meio ambiente, viram essa reportagem? Daqui ha pouco é nos aqui. Saiu uma turma de Belém, de policial, de investigadores, inteligencia o carai de asa investigou e prendeu o matador de tatu de dom eliseu, mais os matador de gente nunca acham, então o tatu vale mais que um homem no mundo. Quem discordar disso faz um comentário aqui, vamos protestar.

    ResponderExcluir