EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 3 de julho de 2014

JUIZA AFASTA PREFEITO DE OURILÂNDIA DO NORTE

Maurílio Gomes Cunha, o “Maguila”, foi afastado do cargo, pelo período de 90 dias.

Pouco mais de um mês após o Ministério Público do Pará flagrar o uso irregular de veículos e maquinários próprios e alugados de propriedade e uso exclusivo da Prefeitura de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, sendo utilizados para fins "particulares", o prefeito Maurílio Gomes Cunha, o “Maguila”, foi afastado do cargo, pelo período de 90 dias. A decisão, desta terça-feira, 1º, foi exarada pela juíza Leonila Maria de Melo Medeiros.  

De acordo com a população de Ourilândia, Maurílio Gomes já deixou o município e a vice-prefeita, Ângela Liberato, assumiu o cargo. Ele responderá pelos crimes de improbidade administrativa e crime ambiental. Durante o período estipulado pela Justiça, o gestor está impedido de entrar no prédio da Prefeitura, sob pena do pagamento de R$10 mil se descumprir a ordem e encaminhamento até a Delegacia de Polícia, podendo responder também pelos crimes de desobediência e prevaricação.

O caso - De acordo com o promotor de justiça Ramon Furtado, a areia era extraída, de forma irregular, das margens do Rio Branco (área protegida), para um "Parque de Vaquejada" de propriedade particular. “Essa situação foi flagrada no dia 19 de maio deste ano, quando após denúncias anônimas ao Ministério Público Estadual, fomos conferir a situação e flagramos a irregularidade”, contou o promotor.

Ainda de acordo com ele, uma retro escavadeira era usada para retirada do material das margens do rio, sem nenhum tipo de licenciamento ambiental, para depois ser depositada em caminhões caçambas da Prefeitura de Ourilândia, e por fim, até a área onde seria aberto o parque. “Para piorar a situação, servidores públicos eram escalados para trabalhar nessa ação”, ponderou. Entre os veículos utilizados irregularmente, um era destinado para uso exclusivo nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em nota à população do município, o gestor municipal respondeu que "barganhou as caçambas de areia para ajudar a organizar um evento", que posteriormente teria entrada livre e gratuita para a população do município. O que, para a juíza, não foi comprovado. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Maurílio Gomes, mas até o fechamento desta edição não conseguiu contato com o gestor afastado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário