EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

TUCURUI: MP PEDE A SUSPENSÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO DE HIDRELÉTRICA

Resultado de imagem para hidreletrica de tucurui
 
Em recomendação expedida no último dia 30 de novembro as promotoras de Justiça de Tucuruí, Adriana Passos e Amanda Lobato, pedem a suspensão total da licença de operação (No. 6238/2012) da Centrais Elétricas do Norte do Brasil e DNIT até que ambas cumpram a condicionante de manter o fomento do projeto e produção sustentável de peixes em tanques-rede no Parque Aquícola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Aquicultura e Pesca (Sepaq) e Ministério da Pesca e Aquicultura.

O projeto de produção de peixes seria desenvolvido no Parque Aquicola de Breu Branco III – Ipirá I e tinha o objetivo de garantir a infraestrutura básica para a implantação de projetos familiares criação de peixes no sistema tanque-rede, aproveitando o potencial do parque aquícola de Tucuruí. O projeto visava a qualificação de 325 famílias, atingidas pelas obras da eclusa, no desenvolvimento da atividade, além de processamento, beneficiamento e comercialização do pescado, e ainda efetivar ações de apoio à comercialização do produto.

Os pescadores, aqueles independentes e também os organizados em sistema cooperado, denunciam a falta de assistência técnica, fomento e apoio logístico para a criação de peixes da forma como prevê a condicionante. Dizem ainda que tanto a Eletronorte quanto DNIT não assumiram efetivamente suas obrigações quanto o cumprimento da condicionante.

Ao mesmo tempo que enviou à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a recomendação pedindo a suspensão total da licença operacional  o MPPA enviou as Centrais Elétricas do Norte do Brasil e DNIT uma outra recomendação para que as mesmas adotem medidas a produção de 2017 a 2019 no taque as atividades de fomento, apoio logistico e assistência técnica destinada a atividade de criação de peixe para as familas atingidas pelas obras das eclusas.  O MPPA deu prazo de 30 para que as mesmas apresentem projeto de empreensimento de produção de peixe no Parque Aquicola Breu III. E 90 dias para promover a capacitação e ecompanhamento das famílas, entre outras exigências. 

O não cumprimento dos itens da recomendação, nos prazos legais, resultará na responsabilização criminal, cível e aministrativas a quem der causa. Para a promotora Adriana Passos “era necessário adotar medidas urgentes e proporcionais à gravidade da situação existente com o objetivo de se prevenir a ocorrência de maiores prejuízos ambientais”, disse.

Um comentário:

  1. Que matéria fantástica! Aí está a demonstração da irresponsabilidade do Ministério Publico no Brasil. Pedir a suspensão de geração de energia em Tucuruí. Ja imaginaram o que isso resulta? não é só o prejuizo a Eletronorte não. É o desligamento de energia em hospitais em toda a região nordeste. O desligamento de UTI's de Maternidades, de Fabricas de Alimentos, de Centros de Hemodiálise, e por aí afora. Aí está um fato que caracteriza ABUSO DE AUTORIDADE. A ideologia de duas promotoras não pode causar um dano dessas proporções num País.

    ABUSO DE AUTORIDADE NÃO MINISTÉRIO PÚBLICO, TEMOS QUE PENALIZA-LOS POR ISSO. SE FALTAR ENERGIA NO HOSPITAL, PORQUE AS PROMOTORAS MANDARAM SUSPENDER A PRODUÇÃO DE ENERGIA EM TUCURUÍ, SEU PARENTE MORRER VOCE VAI ACEITAR A POSIÇÃO DESSAS PROMOTORAS? PENSE BEM ANTES DE ENGROSSAR O CORO LÁ FORA.

    ResponderExcluir