EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CRIME AMBIENTAL : OPERAÇÃO PRENDE SETE PESSOAS EM TOMÈ AÇU E ACARÁ

Sete pessoas foram autuadas por crimes ambientais na operação Estaca Zero, realizada pela Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil em Tomé-Açu e Acará, nordeste do estado. O balanço da ação, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, foram divulgados nesta terça-feira (13).

Segundo o titular da Dema, delegado Luís Xavier, a operação visou combater a retirada irregular de madeira na região. No total, foram apreendidos 1,7 mil estacas de acapu, 46 mourões, três caminhões, três tratores e duas motosserras que eram usados no desmatamento e extração ilegal de madeira. "Toda madeira apreendida foi doada às instituições religiosas da região", explicou.

Três tratores e duas motosserras forama preendidas pela Polícia Civil (Foto: Ascom/PC)Três tratores e duas motosserras foram
apreendidas pela Polícia Civil (Foto: Ascom/PC)
 
As sete pessoas autuadas vão responder com base na Lei de Crimes Ambientais (número 9.605/ 98), por cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente; por receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento; e por comercializar motosserra ou usá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente.

Em novembro deste ano, a Dema atuou em outra operação de combate ao desmatamento ilegal nos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis, no nordeste do Pará, quando foram apreendidos 153 toras de madeiras, cinco caminhões, dois tratores e uma motosserra. A ação foi uma parceria entre a Dema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário