EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 7 de abril de 2015

GAROTO DE 12 ANOS MORRE APÓS ATAQUE DE JACARÉ EM IRANDUBA, NO AMAZONAS

  MANAUS - 






Um jacaré atacou uma criança de 12 anos, na manhã desta segunda-feira (6), no município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu no Lago do Cacau, na rua São Paulo, bairro São José, distrito Cacau Pirêra. No fim da noite, Corpo de Bombeiros encontrou corpo da criança sem um dos braços.

A equipe do Portal Amazônia conversou com o biólogo Ronis da Silveira, especialista em crocodilianos, sobre os hábitos destes animais para entender como o ataque pode ter ocorrido. "A primeira coisa é: eles são predadores, ou seja, esperam o momento adequado para o ataque. Os jacarés são oportunistas e generalistas, ou seja, o que for mais mais fácil pode ser tratado como alimento em potencial", informou.
Testemunhas no local afirmaram que o jacaré emergiu várias vezes com a vítima. Na opinião do especialista, é possível que o animal tentasse afogar a presa. "Para os jacarés, a criança é uma presa mais vulnerável do que um adulto. Eles têm o hábito de afogar seus alimentos", contou Silveira.
Ainda sobre o comportamento dos animais, Silveira destaca que jacarés são animais diurnos. "Se são caçadores ferozes durante o dia, à noite seus sentidos ficam mais aguçados. É preciso redobrar o cuidado. Crianças pequenas não devem estar na água em lugares que elas estejam vulneráveis", destacou.
O ataque
De acordo com o Tenente Janderson Lopez, a corporação foi acionada por moradores da rua São Paulo por volta de 11h. "Nossa equipe chegou pela manhã, e até agora não encontrou nenhuma evidência do animal ou da criança", afirmou. Ele também orienta que a população tome precauções. "Os pais precisam ter mais cuidado, ainda mais em comunidades próximas aos rios", alertou.


Ataque aconteceu no município do Cacau Pirêra. Foto: Divulgação

Em entrevista ao Portal Radar 10, a comunitária Amazonina Lima, moradora da área, contou que três crianças brincavam no lago quando o animal apareceu. "Eles conseguiram nadar até a margem, mas um deles ficou para trás e foi atacado. Alguns rapazes viram o jacaré aparecer sem o menino, e logo depois ele emergiu com a criança", afirmou.
Ela ainda disse que uma equipe dos Bombeiros talvez não fosse suficiente porque o lago é grande. "Alguns rapazes se ofereceram para ajudar no trabalho dos bombeiros. Essa não é a primeira vez que um ataque como este acontece; um cachorro já foi morto e creio que seja pelo mesmo jacaré", contou Amazonina.

Corpo encontrado

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo de Rogério Farias Vidal, foi encontrado por volta de 21h30 próximo do local de onde o jacaré teria atacado o garoto. O corpo está com marca de mordida no ombro, sem um dos braços. O Instituto Médico Legal (IML) está em direção ao local do incidente. As informações são da TV Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário