EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

MORRE O EX-GOVERNADOR ALACID NUNES. CORPO SERÁ SEPULTADO HOJE. GOVERNO DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS



Morreu na noite deste sábado, 5, no município de Soure, vítima de um infarto, o ex-governador do Pará Alacid da Silva Nunes. O corpo foi transportado para Belém na manhã deste domingo e estará sendo velado durante todo o dia no Palácio Lauro Sodré, prédio histórico que já foi sede do governo estadual e agora abriga o Museu do Estado. O governador Simão Jatene decretou luto de três dias em honra à memória do ex-chefe de Estado.

O ex-governador – que completaria 91 anos no dia 25 de novembro – passava o fim de semana em sua fazenda no Marajó quando, por volta das 22h, sentiu fortes dores no peito e nas costas. Socorrido por familiares, Alacid infelizmente não resistiu até o atendimento médico, que já fora providenciado pelo filho, Hildegardo Nunes, secretário estadual de Agricultura e Pesca. A fazenda fica a cerca de uma hora da sede do município.

Consternado pelo falecimento de Alacid, o governador Simão Jatene telefonou para o secretário Hildegardo para externar seus sentimentos tão logo soube do ocorrido. Jatene lembrou a presença de Alacid Nunes nas páginas da história do Pará e ressaltou a importância devida a quem consegue ser protagonista do seu tempo, como o próprio Alacid, que exerceu os cargos de prefeito de Belém, foi duas vezes governador do Estado (eleito na primeira e nomeado na segunda) e duas vezes deputado federal.

Trajetória

Antes de ser convocado para a vida pública pelo regime militar, em 1964, quando foi nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes fez uma carreira brilhante nas Forças Armadas. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Educação Física do Exército e Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, Alacid Nunes foi comandante da Zona Militar Norte, em Recife, em 1960; secretário de Segurança no então Território Federal do Amapá, em 61; e de 61 a 64, de volta a Belém, onde nasceu, chefiou a 28ª Circunscrição de Recrutamento, foi delegado do Comando Militar da Amazônia e presidente da Comissão de Abastecimento Regional da VIII Região Militar.

Em 1965, um ano após ser nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes renunciou ao cargo para concorrer às eleições para governador do Pará. Elegeu-se pela UDN numa acirrada disputa que interrompeu o ciclo de poder do PSD. Governou o Estado de 1966 a 1971, afastando-se da política até 1974, período em que dirigiu a Fábrica de Cimento do Brasil S/A, em Capanema.

Voltou para ser eleito deputado federal e, quatro anos mais tarde, ser reconduzido ao Poder Executivo, governando o Pará pela segunda vez, de 1979 a 1983. A partir daí, só disputou novo pleito em 1990, elegendo-se novamente deputado federal.

Ex-governador deixa um legado de respeito na política do Estado

Consternação, respeito e saudade marcaram o velório do ex-governador do Pará, Alacid Nunes,realizado no Palácio Lauro Sodré durante todo o domingo, 6. O corpo chegou a Belém na manhã deste domingo e, no início da tarde, recebeu as primeiras homenagens na antiga sede do governo estadual, que agora abriga o Museu do Estado.

Autoridades , familiares e amigos foram se despedir de uma das maiores lideranças políticas do Pará dos anos 60 aos 80. Ex-governador por duas vezes, ex-prefeito de Belém e ex-deputado federal, Alacid Nunes foi lembrado pela seriedade e princípio com que costumava conduzir suas administrações.

O governador Simão Jatene fez questão de destacar o que ele chamou de "legado do respeito". "Alacid era um homem de muito caráter. Ele mostrou que a política pode ser feita com princípios e que as disputas devem respeitar regras que estão acima das próprias regras ditadas pela política, que são as de convivência social. A historia do 'vale-tudo' não é um bom caminho pra construir nada. Acho que esse é o principal legado que ele nos deixa. Todavia, em nenhum momento ele deixou de ser determinado, e a capacidade de combinar essas duas coisas foi sua maior qualidade”, declarou.

A viúva, Marilda Nunes, não saiu de perto do caixão em nenhum momento. Alacid Nunes deixou três filhos, entre eles o secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Hildegardo Nunes. Emocionado, ele falou do homem público a quem aprendeu respeitar e do chefe de família a quem teve como maior exemplo. ”Como administrador, acho que a própria história vai mostrar o que sua perda representa. Como filho, eu só tenho a dizer que ele foi o melhor pai do mundo!”

O presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante Junior, lembrou que o ex-prefeito de Belém, mesmo vindo das fileiras militares, como coronel, lutou pela realização da primeira eleição direta pra governador, em 1982. “Em que pese toda sua formação militar, ele nunca perdeu o sentido de que só se constrói uma sociedade justa e soberana a partir da democracia, a partir de eleições livres.”

Mesmo os adversários políticos, como o ex-deputado Zeno Veloso, reverenciaram o trabalho do político.”O Alacid foi um governador muito atuante e fez uma quantidade de obras impressionante durante seus mandatos”, lembrou.

O deputado Junior Ferrari conheceu Alacid Nunes mais de perto em 2002, quando concorreu à vaga na Câmara e o ex-prefeito de Belém comandava a campanha de seu filho, Hildegardo, a governador. “Alacid era um homem correto, de gestos simples. Era extremamente prático e objetivo.”

A honestidade foi outra qualidade ressaltada pelo Coronel João Paulo Vieira, que foi coordenador do controle de trânsito no Detran, durante o mandato de Alacid como governador, entre 79 e 82. “Todas as vezes em que ele reunia com a gente, nos alertava para a importância de uma gestão íntegra, correta. Era de uma retidão impressionante”, afirmou.

O lado humano de Alacid Nunes também foi muito lembrado por gente como Orlando Calvinho, que foi seu motorista durante mais de 20 anos. "Ele me ajudou muito. Tenho muito a agradecer a ele e à dona Marilda. Alacid era um homem de palavra, cumpria com tudo o que prometia.”

O ex-diretor do extinto hospital Juliano Moreira, Durvalino Braga, se emocionou ao lembrar de um fato que considera marcante na personalidade de Alacid Nunes. "Ele foi o único governador que tinha por hábito visitar os pacientes no dia de Natal. Isso foi algo que me marcou muito quando o conheci.” O corpo de Alacid Nunes será enterrado ao meio dia desta segunda-feira, 7, no cemitério de Santa Izabel, em Belém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário