EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 18 de maio de 2015

VENDAVAL ASSUSTA MORADORES DA PEDREIRA EM BELÉM



Câmeras de celulares de moradores do bairro da Pedreira, em Belém, registraram imagens dos ventos fortes que causaram destruição em vários pontos no último domingo (17). As pessoas ficaram assustadas com a força do vento, que danificou postes, derrubou árvores e arrancou telhas de várias casas.
Em um dos vídeos é possível observar as nuvens carregadas ao fundo enquanto as rajadas de vento levantavam telhas, que giravam no ar, ao mesmo tempo que moradores corriam, desesperados, tentando se proteger dos objetos.

O Corpo de Bombeiros isolou uma das ruas dos bairros e parte da comunidade foi orientada a deixar as casas.
“Eu estava assistindo televisão e de repente só escutei um barulho destelhando tudo”, contou um morador.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nuvens carregadas vindas do nordeste do Pará podem ter parado sobre a região, provocando o fenômeno. Ainda segundo os meteorologistas, o vento pode ter alcançado até 80 quilômetros por hora.

De acordo com os moradores, as rajadas de vento duraram cerca de dois minutos, tempo suficiente para causar vários prejuízos. Na travessa Timbó, próximo à rua Antônio Everdosa, cinco árvores foram derrubadas e a maior delas caiu em cima de dois carros. Cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam no corte das árvores para desobstruir as ruas.
Em uma escola municipal, uma árvore foi arrancada pela raiz e tombou em cima de algumas salas de aula.
“Era um momento que não tinha aluno na escola. As crianças poderiam estar aqui, mas Deus é muito bom e eles não estavam na hora e tudo pode se resolver na questão material”, explicou a diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Socorro Aquino.
Em outro ponto do bairro, o telhado de um prédio de três andares foi arrancado e arremessado sobre outras residências, a cerca de 100 metros de distância. A casa onde a cobertura foi parar ficou completamente destruída, deixando pessoas ficaram feridas.
Em outro vídeo é possível ver a comoção de moradores fazendo o resgate dos dois homens presos nos escombros. Foram necessárias várias pessoas para conseguir levantar o telhado. As duas vítimas saíram com apenas alguns arranhões.
“Graças a Deus nós nascemos de novo que com o telhado que caiu aí nós conseguimos escapar, graças a Deus. E agora está tudo bem”, conta o morador Ivanildo Moraes.
A representante da Defesa Civil, Maria do Rosário Ribeiro, explica que os moradores podem continuar nos imóveis, pois não há nem um risco iminente de desabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário