EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

EM SESSÃO ABERTA SENADORES MANTEM A PRISÃO DE DELCIDIO AMARAL

Senado vota sobre decisão de manter ou liberar Delcídio do Amaral (PT-MS) da prisão (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

O Senado manteve agora a pouco – por 59 votos a favor, 13 contrários e uma abstenção – a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), acusado de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia expedido a ordem de prisão, mas cabia ao Senado referendar a decisão. É a primeira vez que um parlamentar brasileiro em exercício do mandato é detido.
Senadores decidiram votar em aberto a manutenção da prisão. Opções foram manifestadas por líderes dos partidos. PSDB, PRB, PSB, DEM, PPS e Rede defenderam o voto aberto. PT e PC d B, o secreto. PDT e PMDB liberaram a bancada para decisões individuais. Houve 52 votos pelo aberto, 20 pelo fechado e uma abstenção.

A Constituição Federal de 1988 prevê que o Senado se posicione sobre prisões de parlamentares presos em flagrante no período de 24 horas. O STF encaminhou os autos do processo de Delcídio à Casa nesta quarta, e aos senadores coube decidir se o petista continuaria preso ou se seria liberado. A prisão foi mantida pelos parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário