EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 10 de março de 2016

FAMÍLIA DENUNCIA TENTATIVA DE GOLPE NO HOSPITAL DAS CLINICAS DE BELEM

 

A família de um paciente internado na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) foi alvo de uma tentativa de estelionato, que é uma fraude praticada com o objetivo de obter vantagem ilícita para si ou para outros. O fato aconteceu no último sábado (5), quando alguém se fazendo passar por médico da instituição cobrou para realizar um procedimento no local. A tentativa de golpe foi descoberta depois que a situação foi comunicada à enfermeira chefe do setor onde está internado o paciente.
O mesmo tipo de golpe foi aplicado em quatro famílias de pessoas internadas no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas. Isso levanta a suspeita de que uma quadrilha seja responsável pelo crime. A direção da FHCGV já entrou em contato com as autoridades para informar o fato e alerta a população de que cobrar pagamento por procedimentos, medicamentos ou realização de exames complementares, é ilegal e deve ser comunicado imediatamente à direção do hospital e na delegacia de polícia mais próxima.
A ação se deu da seguinte forma. O familiar de um paciente internado na UTI do HC recebeu um telefonema de uma pessoa se passando por médico. Essa pessoa teria informado que seria necessário ser feita uma tomografia de urgência, no final de semana, e que por esse serviço seria cobrado um valor. Caso isso não fosse feito, o exame só poderia ser realizado no primeiro dia útil da semana. O valor, segundo o suposto médico, era de R$ 700,00. Após a ligação, que foi originada de um celular do Mato Grosso (código telefônico 66), a família tentou conseguir o dinheiro, chegando a reunir a soma de R$ 400,00. Nesse intervalo de tempo, várias ligações forem feitas na tentativa de diminuir o valor exigido, o que não foi aceito pelo autor da ligação. Por conta disso, um membro da família se dirigiu ao hospital, onde entrou em contato com a enfermeira chefe da UTI para tentar resolver a questão. A enfermeira informou, primeiramente, não ter sido o hospital o responsável pela cobrança, e que isso não é feito pelos hospitais da rede SUS, onde todos os serviços prestados são inteiramente gratuitos.
O fato foi comunicado à direção do HC, que apurou não ser essa a primeira vez que tentativas de golpes como esse são praticados contra usuários do hospital.
A direção do HC tem como rotina treinar os seus colaboradores no sentido de não serem repassadas informações sobre os pacientes e dados da instituição a pessoas alheias ao serviço. Além disso, estão afixados nos setores do hospital cartazes informando sobre a gratuidade do atendimento prestado à população.
Serviço: A Fundação Hospital de Clinicas Gaspar Vianna (FHCGV) está situada na travessa Alferes Costa, S/N, entre Marques de Herval e Visconde de Inhaúma. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 4005-2500 (geral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário